Glaucoma
O glaucoma é umas das principais causas de cegueira irreversível no mundo e sua prevalência está aumentando a cada ano, devido principalmente ao envelhecimento da população.
No glaucoma, ocorre um dano progressiva ao nervo óptico, normalmente associado ao aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho). O nervo óptico é responsável por captar as informações que enxergamos e transmiti-las ao cérebro. Quando o glaucoma afeta essas fibras nervosas, elas morrem gradualmente, há perda progressiva do campo de visão e pode evoluir à perda total da visão em casos mais avançados.
Geralmente afeta indivíduos acima dos 40 anos. Os principais fatores de risco são o aumento da pressão ocular, a idade, história familiar de glaucoma, alta miopia e etnia negra. O paciente geralmente não sente nada até que a doença esteja muito avançada.
O diagnóstico é simples, feito com exame físico oftalmológico de rotina em consultório através da medida da pressão ocular e avaliação do fundo de olho. Alguns exames complementares podem ser necessários para confirmar o diagnóstico.
Não há como prevenir ou curar o glaucoma. Mas o tratamento é muito eficaz em impedir a evolução da doença. Pode ser feito com colírios, laser e, em alguns casos, cirurgia.
É muito importante fazer avaliações oftalmológicas anuais, principalmente após os 40 anos, para detectar precocemente essa doença.