Dr. Bruno Marangoni

Catarata

O que é?

A catarata é uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil e no mundo. Ela acomete a lente natural do nosso olho, o cristalino, que vai perdendo a transparência, ficando mais opaco .

Com a formação da catarata, o cristalino perde gradativamente a capacidade de exercer sua função de focar a luz e imagens na retina, causando um embaçamento progressivo da visão, com perda da qualidade e nitidez das imagens e pode levar até a cegueira nos casos avançados.

Quais os sintomas associados a catarata?

  • Embaçamento visual com dificuldade para ler de longe ou perto
  • Redução da nitidez das cores e perda do contraste (imagens sem cor e foscas, dificuldade com enxergar em ambientes pouco iluminados)
  • Percepção de halos ao redor das luzes
  • Alteração frequente do grau dos óculos (principalmente em idosos)

Quais são as causas ?

A principal causa de catarata é o envelhecimento, porém condições como diabetes, tabagismo, uso de corticoides, excesso de exposição à radiação UV, traumas, infecções e outras condições podem causar catarata.

O diagnóstico é simples, feito com exame oftalmológico completo por medico capacitado em consultório, sem necessidade de exames adicionais.

Tratamento

O tratamento para a catarata é feito com cirurgia, não existem medicamentos ou exercícios que curem a doença ou estacionem a sua evolução.

A cirurgia de catarata (facoemulsificação) evoluiu muito nas últimas duas décadas e atualmente é extremamente rápida e segura ,sendo uma das cirurgias mais realizadas no mundo. Na cirurgia é realizada a troca do cristalino doente por uma lente intraocular transparente que irá proporcionar melhor visão. A remoção da catarata é feita através de um pequeno corte com auxílio de ultrassom que fragmenta e aspira o cristalino, logo após, a lente intraocular é implantada dobrada e se abre dentro do olho. Na maioria dos casos é feita somente com anestesia local e sedação leve para dar conforto, sem necessidade de internação.

Atualmente existem vários tipos de lentes intraoculares. A seleção da lente é feita de maneira individualizada para cada paciente. Não existe “a melhor lente”, mas sim a melhor lente para cada caso. É possível atingir resultados muito bons com independência de óculos, entregando boa visão longe, intermediária e perto .

Qual a melhor opção de Lentes Intraocular?

Apenas o oftalmologista saberá indicar a melhor lente intraocular para cada caso. Alguns modelos disponíveis são:

  • Monofocal não tórica: lentes monofocais são indicadas para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo até 1 grau. As lentes monofocais asféricas causam menos distorção de imagem e melhor contraste que lentes monofocais esfé
  • Monofocais tóricas: lentes monofocais tóricas são indicadas para correção de astigmatismo corneano acima de um grau. Essas lente tem diferentes curvaturas para corrigir o astigmatismo corneano e são consideradas um avança relativamente recente na cirurgia de catarata.
  • Multifocais, trifocais e de foco extendido: são consideradas as lentes mais modernas pois possuem pontos focais distintos corrigindo tanto a visão de longe como a intermédiaria e a de perto. Elas são ideais para pacientes que procuram maior independência de seus óculos após a cirurgia. 

A catarata pode voltar após a operação? 

Não. Uma vez retirada e substituída por uma lente intraocular, a catarata não voltará mais. O que pode ocorrer em alguns casos é um processo de fibrose na membrana que serve como suporte para lente intraocular. Dependendo da intensidade dessa fibrose a membrana pode se tornar opaca prejudicando a visão. Para resolver essa opacidade é recomendo um procedimento denominado de capsulotomia por Yag LASER.