Dr. Bruno Marangoni

Degeneração macular relacionada a idade

O que é ?

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que afeta pessoas acima de 55 anos e está ligada ao desgaste da retina, mais especificamente da sua região central, que se chama mácula. Mácula é a parte que permite ver detalhes e cores com maior evidência, onde há predominância de células especiais na retina, chamadas cones.

Quanto maior a idade, maior a chance de a DMRI ocorrer. Ela também é mais comum em pessoas da raça branca, em pessoas que tenham parentes próximos com esta doença, em fumantes, em hipertensos, em obesos e em pessoas que tenham dieta rica em gorduras saturadas (como carne, manteiga e queijo).

É uma importante causa de perda visual irreversível, principalmente se não for tratada adequadamente. Muitas pessoas que sofrem desta degeneração reclamam de visão fraca para ler, escrever, dirigir, ver TV, costurar, enfim tarefas do seu cotidiano. Causa maior risco de quedas, acidentes e depressão.

A DMRI geralmente afeta os dois olhos, porém em épocas diferentes: é comum um olho estar em fase avançada, com perda importante da visão, e o outro estar no início do problema.

Existem duas formas de DMRI: a seca e a úmida.

A forma seca é a mais comum. A retina vai se desgastando e levando à atrofia ou perda de células da mácula. O paciente percebe diminuição central da visão, de progressão lenta.

Embora seja menos comum que a seca, a forma úmida leva à diminuição mais acentuada da visão central e pode ter início súbito. Ocorre o crescimento de pequenos vasos sanguíneos por baixo da retina, formando uma membrana vascular; como estes vasos são mais frágeis, eles causam sangramento e extravazamento de líquido para o interior da retina ou sob ela. Tem elevado risco de progressão e piora acentuada da visão.

Sintomas

Os principais sintomas da DMRI são diminuição da visão central, distorção visual (linhas retas parecem onduladas) e menor nitidez das cores.

Principais recomendações para prevenção

Os cientistas ainda pesquisam as causas da DMRI, mas as recomendações atuais incluem:

  • Consumir poucas gorduras saturadas e muitos vegetais e folhas verdes, como espinafre, couve, brócolis, rúcula, etc.
  • Proteger os olhos contra raios ultravioleta e usar lentes claras ou óculos de sol com proteção UV;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Não fumar.

Tratamentos

Existem diversos tipos de tratamento para a degeneração macular. Inicialmente as primeiras medidas são: cessar o tabagismo, diminuir a ingestão de gordura, manter peso e pressão arterial saudáveis, aumentar ingestão de alimentos antioxidantes como vegetais de folha verde e peixes. Alguns pacientes, sobretudo aqueles com as formas mais graves, podem se beneficiar do uso de suplementos vitamínicos. Contudo, há de se ressaltar que nem todos os pacientes com DMRI apresentam necessidade deste tratamento, sendo sobretudo uma indicação do médico oftalmologista. O uso de medicamentos dentro do olho (injeção intravítrea) é o tratamento mais indicado para as formas de DMRI exsudativa, com o uso de medicamentos anti-angiogênicos ou corticoides. O tratamento com laser pode ser realizado em casos selecionados, contudo o tratamento tende a ter melhores resultados quando associado.

Indivíduos com perda visual grave que já apresentam lesões cicatriciais irreversíveis da DMR podem se beneficiar de auxílios de visão subnormal, como as lupas e telelupas, vídeos eletrônicos magnificadores e reabilitação visual para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.